Contadora

Minha foto
Fernanda Kato de Lana: Contabilista, Bacharel em Ciências Contábeis, 26 anos de experiência profissional, com escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo, nascida em Diadema; trabalho ativo em ações sociais do ABC: entidades, associações e grupos.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Defesa do Consumidor - Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços deve manter código à disposição do público

Foi sancionada Lei que torna obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em local visível e de fácil acesso ao público, ficando o infrator dessa norma sujeito à multa no montante de até R$ 1.064,10.

(Lei nº 12.291/2010 – DOU 1 de 21.07.2010)

A medida amplia o direito à informação e estimula o aprendizado dos direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, criado há 20 anos. Os consumidores podem ajudar a garantir a aplicabilidade da lei, denunciando os estabelecimentos que não estiverem cumprindo com a norma. Uma vez denunciados ao Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, os estabelecimentos serão fiscalizados e, se comprovada a irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis.

A posse do exemplar também poderá ajudar a solucionar os problemas dos consumidores, no ato da compra, desde que o fornecedor esteja disposto a agir conforme a lei. Para o coordenador técnico do Procon, Pedro Lepikson, ler o CDC é imprescindível para o consumidor que quer exigir respeito aos seus direitos. “Ter um Código à mão, na hora da celebração de uma relação de consumo, pode auxiliar na eliminação de dúvidas básicas, que muitas vezes também confundem os fornecedores de produtos e serviços”, destacou

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Capital Intelectual ajuda as empresas

De acordo com levantamento da PriceWaterhouseCoopers, este ano as fusões e aquisições no Brasil devem superar o recorde do País, que é de 718 operações, em 2007. De janeiro a maio, foram realizadas 303 transações de M&A, aumento de 43% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. Na mira de investidores nacionais e estrangeiros estão as pequenas e médias empresas, que podem representar para estes a oportunidade de iniciar ou ampliar negócios de forma mais ágil e lucrativa. Para as PMEs que pretendem se unir a outras companhias ou serem adquiridas, este é o momento de entrar em cena.

No entanto, é preciso se preparar para a avalanche de exigências dos processos de due diligence, as denominada auditorias legais, solicitadas pelos potenciais compradores e/ou investidores e que antecedem a realização deste tipo de negócio. Além dos procedimentos de análise legal e
financeira, começam a ser realizadas no Brasil avaliações sobre a propriedade intelectual destas empresas, ou seja, procedimentos que envolvem o levantamento de dados relativos a marcas, patentes, direitos autorais e know-how, dentre outros.

No modelo antigo de realização de due diligence, o único objetivo era a avaliação de questões societárias, tributárias e trabalhistas, e aspectos importantes como a propriedade intelectual da empresa eram completamente renegados a segundo plano. Hoje, não se pode mais ignorar a importância da propriedade intelectual como um ativo empresarial valioso. Pela criação de novos produtos, serviços e tecnologias, a companhia ganha diferencial competitivo e, via de consequência, aumenta consideravelmente a sua lucratividade, objetivo de qualquer empresa.

Muitas vezes, este é o maior patrimônio de uma organização, o que se comprova nos casos em que o comprador quer adquirir apenas a marca da empresa, deixando seus demais ativos, como instalações, maquinários, equipamentos e recursos humanos, de fora da negociação. No entanto, o que se percebe é que as PMEs ainda não fazem uma boa gestão destes bens e acabam perdendo boas oportunidades de negócio ou tendo prejuízo na venda.

Seja por falta de informação ou de conscientização, o fato é que
muitos empreendedores de pequeno e médio porte não têm sequer sua marca devidamente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). E, ressalte-se que, no Brasil, se a empresa não tem a marca registrada, não tem a propriedade deste bem, ficando à mercê de contrafatores, que se utilizam de marcas criadas por terceiros e ainda lucram com tal situação, desviando inclusive a clientela alheia. Por outro lado, aquelas companhias que já mantêm uma política de proteção da propriedade intelectual adequada têm um valor de mercado muito maior e podem reaver investimentos feitos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e em novas tecnologias, por exemplo.

Vale dizer que em processos de due diligence em propriedade intelectual é feito um levantamento minucioso de documentações que comprovem a propriedade de bens intangíveis, bem como da situação e validade de registros relativos aos mesmos, junto aos órgãos competentes no País e até mesmo no exterior.E o resultado desse levantamento de dados nem sempre é favorável à empresa em negociação. Relatórios de auditorias têm apontado com frequência a existência de marcas em uso há muito tempo sem registro, produtos de alto
valor agregado sem qualquer proteção legal, tecnologias desenvolvidas e disponibilizadas a terceiros sem a formalização prévia de um contrato que garanta a propriedade deste know-how ao seu criador, ou seja, ativos de propriedade intelectual de alto potencial gerador de renda completamente desprovidos de assessoria jurídica.

Desta forma, é preciso que as empresas brasileiras comecem a levar em conta o trabalho de gestão de ativos desta natureza. A orientação é procurar profissionais especializados em Propriedade Intelectual e implantar, ainda que aos poucos, práticas e estratégias que garantam a proteção e a valorização do seu patrimônio como um todo, principalmente aquele que não se vê.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SIL - Sist. Int. Licenciamento é lançado em São Paulo

SIL - Sistema Integrado de Licenciamento é lançado oficialmente em São Paulo

  • O coordenador do Programa Estadual de Desburocratização, Carlos Leony Fonseca da Cunha, antecipou ao CRC-SP as principais novidades trazidas pelo SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), que foi apresentado EM 26.08.2010, oficialmente, aos prefeitos dos municípios do Estado de São Paulo. Leony dá todos os esclarecimentos sobre o Sistema e explica, entre outros aspectos, que o licenciamento, o maior obstáculo para a legalização completa das empresas, pode ser feito inteiramente pela Internet.

Quais as funções do SIL?

  • O Sistema Integrado de Licenciamento disponibiliza aos empreendedores e empresas do Estado de São Paulo um serviço unificado e integrado para obtenção das licenças exigidas para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Que benefícios imediatos o Sistema apresenta?

  • O SIL é capaz de contribuir para a redução do tempo de expedição dos alvarás e licenças, integrando os órgãos estaduais, como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Centro de Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, com as Prefeituras. Pelo SIL, o licenciamento, considerado o principal impedimento para a legalização completa das empresas, poderá ser feito especialmente pela internet, mediante um certificado digital, principalmente para aquelas que exercem atividades consideradas de baixo risco. Segundo estimativas, elas representam 85% do universo empresarial do Estado.

Em quais cidades o SIL já está disponível?

  • O Sistema já está disponível para as cidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba, Santos e São José dos Campos e também no Portal Poupatempo do Empreendedor, no endereço www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br. Ambos foram lançados em março de 2010 e são produtos do Programa Estadual de Desburocratização, dedicado a simplificar e desburocratizar a vida dos empreendedores e, consequentemente, dos profissionais da Contabilidade.

Como é o processo de adesão por parte dos municípios?

  • O processo de adesão é voluntário e qualquer município do Estado de São Paulo pode aderir ao Sistema. O melhor é que quanto mais municípios aderirem ao sistema, menor será o tempo de legalização de empresas no Estado e mais fácil, o trabalho dos Contabilistas.

Até o momento, quais foram os resultados da implantação do SIL?

  • Os efeitos foram satisfatórios e expressivos em relação ao tempo de expedição de licenças e alvarás. Obviamente, ainda não atingimos o ideal, uma vez que a experiência é piloto e envolve uma mudança nas normas dos municípios.

Por que o Sistema é considerado “integrado”?

  • Ele é integrado e unificado. É unificado em função da centralização da entrada de dados e da resposta de atendimento, em um portal da internet. Além disso, o processo de licenciamento pode ser totalmente online, conforme a classificação de risco das atividades. É integrado porque todos os órgãos de licenciamento participam do serviço, a partir da redução da própria burocracia, que, até então, atingia indistintamente empreendedores e empresas de qualquer porte.

Como os Contabilistas serão beneficiados com a expansão desse Sistema?

  • O Contabilista é o braço direito do empresário, prestando, para as empresas, uma completa assessoria. Esse profissional é responsável pelo registro da empresa e pelo cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e relacionadas às contribuições sociais. Toda vez que o governo consegue desburocratizar algum tipo de serviço que envolve o processo de registro, abertura e legalização de uma empresa, indiretamente, está beneficiando o Contador. Há também um outro ponto de vista: quanto mais o Estado “produzir” facilidades aos Contabilistas no que diz respeito às obrigações fiscais, mais ele promoverá e avançará rumo a um modelo de negócios sem burocracia. É importante ressaltar que, para os Contabilistas, o SIL significa um progresso na prestação de seus serviços, em função da possibilidade do uso do certificado digital próprio para execução dos respectivos procedimentos em nome de seus clientes.

Como o Sistema funciona?

  • O processo atual de licenciamento exige o comparecimento presencial em cada um dos órgãos de licenciamento para, em primeiro lugar, obter informações sobre a necessidade e os procedimentos exigidos. Em segundo lugar, para cumprir as exigências para o licenciamento em cada órgão. O SIL encaminha automaticamente o solicitante ao cumprimento dos procedimentos. Isso substitui as solicitações formais e entrega de documentos por declarações.Após o registro na Junta Comercial e inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o SIL abre a solicitação de licenciamento que, após o preenchimento, é submetida a todos os órgãos envolvidos: Centro de Vigilância Sanitária, Cetesb, Corpo de Bombeiros e Prefeitura. O sistema calcula o risco com base nos dados da solicitação, em função de regras previamente parametrizadas pelos órgãos de licenciamento, propiciando economia de tempo e evitando despesas desnecessárias. Para comprovar a solicitação de licenciamento, é gerado um número de protocolo, que permite o acompanhamento do processo. A classificação como baixo risco significa que o processo de licenciamento poderá ser concluído de forma online, por meio do próprio SIL, enquanto que a classificação como alto risco indica ao solicitante a necessidade de comparecimento junto ao órgão, para execução do processo convencional de licenciamento e cumprimento das regras e exigências fixadas.

O que ocorre com as atividades que são classificadas de baixo risco e de alto risco?

  • No caso de alto risco, o SIL apenas registra o tempo de permanência do processo no órgão, até a resposta final, de deferimento ou indeferimento. O SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles. Para as solicitações cujas atividades foram classificadas de baixo risco, o SIL exigirá, no máximo, o fornecimento de dados e declarações do empreendedor ou responsável pela empresa. Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém as licenças de todos os órgãos, estaduais e municipais, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. Esse certificado é sempre atualizado e pode ser acessado por qualquer interessado pela internet. Ele é assinado digitalmente, o que torna desnecessária a sua apresentação física.

Falta de equipamentos no mercado leva à decisão do MTE

Norma altera para 1º de março de 2011 o início obrigatório do registro eletrônico do ponto


Falta de equipamentos no mercado leva à decisão do MTE


Portaria nº 1.987 publicada no Diário Oficial da União de hoje, 19.08.20910 amplia para o dia 1º de março de 2011 o prazo para as empresas se adaptarem a nova regulamentação do Registro de Ponto Eletrônico, conforme Portaria 1.510/09. A data inicial de vigência estava prevista para o próximo dia 26, mas estudo da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) mostrou que poderia haver falta de equipamentos necessários para atender à nova regulamentação.

O estudo realizado pelo Ministério do Trabalho detectou que a média mensal de relógios eletrônicos de ponto produzidos no Brasil é de 184 mil, e os números da Relação Anual de Índices Sociais (RAIS), mostram que pelo menos 700 mil empresas em todo Brasil já utilizam sistema de ponto eletrônico.

"Os fabricantes têm capacidade de produzir, em três meses, que é a data da obrigatoriedade do sistema de regulamentação, até 550 mil equipamentos, e estimamos que mais de 700 mil empresas no Brasil tenham que se adequar. A conta é simples: iria faltar equipamentos no mercado, e poderíamos sofrer ações judiciais das empresas, com toda a razão, dizendo que não tinha o equipamento disponível, e por isso não poderiam ser multados", explicou Lupi

A nova portaria, que será publicada nesta quinta-feira (19), modifica apenas a data de entrada em vigência, que seria no próximo dia 26 de agosto, para o dia 1º de março. O novo equipamento de ponto eletrônico terá que imprimir um comprovante ao trabalhador toda vez que houver registro de entrada e saída, possibilitando, desta forma, maior controle do trabalhador no final do mês sobre suas horas trabalhadas.

Lupi também reafirmou que nenhuma empresa será obrigada a adotar o sistema de ponto eletrônico, e apenas aquelas que já utilizam o sistema terão que se adequar.

"Não estamos obrigando ninguém a adotar o ponto eletrônico. Estamos apenas regulamentando para aquelas empresas que já possuem o sistema. Estamos garantindo ao trabalhador que possa acompanhar sua situação de entradas e saídas para evitar erros sobre horas extras e outras medidas ligadas ao seu registro diário", alertou Lupi.

REP - A Portaria 1.510 chega para disciplinar o Registro Eletrônico de Ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP). Composto por 31 artigos, o documento enumera itens importantes que trazem eficiência, confiança e segurança ao empregador e ao trabalhador.

O controle eletrônico de ponto, previsto no artigo 74, parágrafo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), apresenta vantagens frente aos métodos manuais, seja pela facilidade com que permite a aferição da jornada dos trabalhadores, seja pela velocidade conseguida na transmissão das informações para os sistemas de folha de pagamento. Contudo, dada a falta de regulamentação sobre o tema, a mesma tecnologia utilizada na elaboração dos sistemas controladores de ponto pode servir para esconder ou mascarar operações fraudulentas na marcação dos horários, como alteração de registros de horas trabalhadas.

As fraudes possíveis levam à subtração de salário e escondem excessos de jornada, que atentam contra a saúde do trabalhador. Além de disso, implicam na concorrência desleal com os empregadores que agem corretamente e dificultam a fiscalização pelo MTE. Implicam, ainda, na redução das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Previdência Social e no Imposto de Renda de Pessoa Física.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ROT- LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO





From: Costa, Alcione [mailto:alcione.costa@voith.com]
Sent: quinta-feira, 5 de agosto de 2010 10:47
Subject: SJC-MAIS NOTÍCIAS do ROT- LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO

PessoAU

Esse caso me lembrou muito o caso do ALEMÃO ASSASSINO DO IPIRANGA.

Agora seguem aqui, as últimas notícias.....veja o laudo do veterinário que o atendeu, bem como um comunicado do promotor de justiça de São José dos Campos, que por sinal me pareceu uma pessoa muito íntegra e consciente da imensa ignorância do nosso povo (= FALTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DETALHE: PAGAMOS MUITO BEM PARA O GOVERNO POR ISSO), com relação à natureza e aos animais.

PessoAU, não gosto de política, mas, mais uma vez, votem e, antes disso, procurem pesquisar um pouco a vida de seus candidatos!!!

Ajudem a divulgar, por favor.

Obrigada!!!


De: *TELMA* Cãopanhia Vira Lata [mailto:trc_tel@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 5 de agosto de 2010 09:53
Para: GRUPA; anjos dos animais; arvore_da_vida@yahoogrupos.com.br; focinhos gelados; LIBERTAÇAÕ ANIMAL; ONG PAI; pea; verdadeirosprotetores
Assunto: SJC-MAIS NOTÍCIAS do ROT- LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO

Segue laudo do Dr Alexandre sobre a eutanásia no Rot torturado e mais fotos.

Segue comunicado público do Dr Laerte, peço aqui desculpas ao Promotor Laerte (pelo qual tenho profunda admiração e respeito), quando citei no primeiro e-mail que a pena seria muito branda, dando como exemplo pagamento de uma "cesta básica", de forma alguma coloquei em dúvida o rigor da promotoria, aqui em SJosé todos sabemos do empenho e do profissionalismo, foi uma forma de expressão.

Realmente esperamos mais respeito e leis mais severas, mas para isso é preciso novas leis, o que aguardamos do Legislativo, as eleições estão aí, vamos abrir os olhos e pesquisar sobre QUEM realmente respeita toda forma de vida.

Abraço

Telma Rodrigues

Cãopanhia Vira Lata
msn: telmilita@hotmail.com

Clique aqui com o botão direito do mouse para baixar imagens. Para ajudar a proteger sua privacidade, o Outlook impediu o download automático desta imagem da Internet.

Mais Amor e mais respeito

pelos animais

12 8804 2321

São José dos Campos - SP

histórias e lojinha vira lata no mercado livre e no link:
http://fotolog.terra.com.br/caopanhiaviralata

participem:

http://br.groups.yahoo.com/group/PROTETORESVALEDOPARAIBA/

http://www.blogcatalog.com/blog/bichos-do-vale

animais para doação sempre estarão no meu álbum do orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=4660044955196597245&aid=1233143223&pid=1233168827656




--- Em qua, 4/8/10, Aída Taucci escreveu:


De: Aída Taucci
Assunto: SJC-LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO
Para:
Data: Quarta-feira, 4 de Agosto de 2010, 21:37

que tipo de monstro os pais, a escola, a cidade, os professores estão formando?

cadê os valores dignos, e o principios de uma sociedade justa?

parece que os bons só pagam impostos para aumentar o crescimento populacional de sujeitos inescrupulosos como estes. Sim, pq estes tem remédio de graça, parto de graça, escola de graça, cesta basica, ah! tem também um monte de festa de graça patrocinada com o dinheiro dos bons.

beleza, muito legal! e o que eles devolvem para nós ou melhor para a cidade?

vamos pensar direito em quem votar, tá gente. de mentirinhas e endomkt já tô CHEIA!

para que não caia no esquecimento, aí vai o laudo veterinário;

De: Bichos do Vale
Assunto: Res: SJC-LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO
Para: "marilu"
Data: Terça-feira, 3 de Agosto de 2010, 22:50

Olá a todos,

Fiquei chocada com a descrição do estado do cão, eu já tinha visto pessoalmente, mas não sabia que tinha comprometido tanto assim a ponto de chegar na cervical do animal... Que judiação, até agora não estou acreditando que aquele ser lá teve coragem de fazer isso com o coitado do cão, mas o mais revoltante mesmo é que várias pessoas que moravam ali perto sabiam e não fizeram nada, chegaram a jogar pão pelo muro e uma das mulheres que fazia isso disse que parou de jogar comida porque o tal Diogo não gostava, que absurdo e que vergonha!

Depois de ler esse laudo eu também não tive mais dúvidas de que não tinha mais esperança para esse pobre cão, a eutanásia parece que foi a única coisa gentil que ele recebeu nessa vida.
Não vamos deixar esse caso cair no esquecimento.
Nesse bairro os casos de maus tratos são muito frequentes.

Marilu, já estou com o termo aqui comigo, amanhã levo pra você como a gente combinou por telefone.

Chris

www.bichosdovale.wordpress.com





---------- Mensagem encaminhada ----------
De: marilu <marilugodoi@yahoo.com.br>
Data: 3 de agosto de 2010 19:55
Assunto: SJC-LAUDO CLÍNICO DO ANIMAL TORTURADO
Para:

PROTETORAS

LEIAM O LAUDO DO VETERINÁRIO. SE ALGUÉM TEM AINDA ALGUMA DÚVIDA DE QUE TERIA QUE TENTAR UM TRATAMENTO PARA ELE,ESSE DOCUMENTO ESCLARECE TUDO.

ESSE ANIMAL ESTÁ AGRADECIDO POR TER LHE DADO O ALÍVIO,POR TER DEIXADO DE SOFRER.

QUE ELE REPRESENTE A NOSSA LUTA PELA CAUSA ANIMAL. VAMOS LUTAR PARA QUE OUTROS NÃO PASSEM POR ESSE SOFRIMENTO.

MARILU



Para: "Vereador Petiti" , "VEREADOR CRISTIANO SJC" , "VEREADOR CRISTOVAO SJC" , "VEREADOR DIE SJC" , "VEREADOR JUVENIL SJC" , "VEREADOR LUIZ SJC" , "VEREADOR MACEDO SJC" , "VEREADOR ROBERTINHO SJC" , "VEREADOR TAMPAO SJC" , "VEREADOR TONHAO SJC" , "VEREADOR WAGNER SJC" , "VEREADOR WALTER SJC" , "VEREADORA AMELIA SJC" , "CCZ DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP" , "156" <156@sjc.sp.gov.br>, CAMARA@CAMARASJC.SP.GOV.BR

Não podemos mais com tanta impunidade, aqui temos o Dr Laerte, um promotor admirável, mas mesmo ele fazendo a parte dele com muitíssimo empenho e boa vontade, ainda vemos muitos sairem somente pagando uma cesta básica como pena...

Espero sinceramente que esse caso seja tratado com mais rigor!

E que nossos governantes saibam que nossa luta é séria, exigimos algo q deveria ser natural de um ser dito racional: RESPEITO a toda forma de vida!

Desculpem esse email com final triste (mais um...), mas peço a todos, mesmo q não sejam dessa cidade, que se manifestem para que em SJosé tenhamos leis de proteção aos animais mais sérias e eficazes.

Contatos na prefeitura, seguem em cópia aberta acima!

Nossa luta não é em vão, pedimos apoio!

Existem inúmeros projetos em prol dos animais, mas não saem da gaveta...e de boas intenções, vocês já sabem...

Punição aos maus tratos já!

Respeito e dignidade aos animais!

Jamais creia que os animais sofrem menos

do que os humanos. A dor é a mesma para

eles e para nós. Talvez pior, pois eles

não podem ajudar a si mesmos.”

Telma Rodrigues

Cãopanhia Vira Lata
msn: telmilita@hotmail.com

Clique aqui com o botão direito do mouse para baixar imagens. Para ajudar a proteger sua privacidade, o Outlook impediu o download automático desta imagem da Internet.

Mais Amor e mais respeito

pelos animais

12 8804 2321

São José dos Campos - SP

histórias e lojinha vira lata no mercado livre e no link:
http://fotolog.terra.com.br/caopanhiaviralata

participem:

http://br.groups.yahoo.com/group/PROTETORESVALEDOPARAIBA/

http://www.blogcatalog.com/blog/bichos-do-vale

animais para doação sempre estarão no meu álbum do orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=4660044955196597245&aid=1233143223&pid=1233168827656




--- Em qua, 28/7/10, Telma escreveu:

Sent: Wednesday, July 28, 2010 2:12 PM

Subject: SJC-CRUELDADE COM O ANIMAL-URGENTE