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Fernanda Kato de Lana: Contabilista, Bacharel em Ciências Contábeis, 26 anos de experiência profissional, com escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo, nascida em Diadema; trabalho ativo em ações sociais do ABC: entidades, associações e grupos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Comunicação = Sucesso

Boa comunicação representa sucesso para os negócios


  • Uma boa comunicação, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não se resume apenas em falar muito, expor objetivos, metas e planos e discordar sem ser desagradável. A comunicação é parte do desenvolvimento humano e afeta todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas. Comunicar bem inclui um conceito muito mais amplo, afinal é pela comunicação que conseguimos unir forças, caminhar de forma interativa em prol dos objetivos organizacionais e promover a integração entre as pessoas, possibilitando que todos atuem de maneira a cooperar.

  • Aproximadamente 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação, segundo especialistas. Fazer com que a comunicação flua de maneira satisfatória em uma empresa é de suma importância, uma vez que esta determinará o sucesso ou o fracasso dos negócios e influenciará nas relações de trabalho gerando impacto positivo ou negativo na vida organizacional.

  • De acordo com o especialista em comunicação organizacional, Moriaki Hijo, um dos principais vícios no ambiente corporativo é o individualismo. “É ele que faz com que as pessoas não liguem se a outra parte está ou não entendendo a informação transmitida. A comunicação só existe quando outra pessoa entende bem a mensagem”, garante Hijo, autor do livro Melhore sua comunicação no trabalho.

  • Ele relatou também que somente as pessoas experientes facilitam o entendimento, sabem ouvir e interpretar. “Comunicar bem é pavimentar a estrada da confiança e evitar mal entendidos, que geram muitos prejuízos. A comunicação é a última etapa do desenvolvimento pessoal e profissional. Não há prova maior de maturidade do que a capacidade de interpretar o que se ouve”, enfatizou.

  • Já para a administradora de empresas com especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças, Marizete Furbino, a organização deve aprender a valorizar cada mensagem recebida, para atuar em prol da melhoria contínua. “Só as empresas que aprenderem a trabalhar de forma interligada e inter-relacionada poderão fazer o diferencial no mercado. Esse é o passo fundamental no processo de crescimento e expansão dos negócios”.

  • As empresas devem apostar na comunicação de seus propósitos a fim de construir e manter relacionamentos harmoniosos para fortalecer a relação entre clientes, funcionários e todos os demais envolvidos no processo organizacional.

  • Fonte: CRC São Paulo

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