Produzir é a palavra de ordem no mundo dos negócios, porém, alguns fatores internos e externos podem atrapalhar o bom desempenho do profissional. A era do imediatismo tem transformado a rotina corporativa e a vida dos profissionais que, muitas vezes sobrecarregados, veem o seu rendimento cair pela metade.
Pequenos maus hábitos, não corrigidos a tempo, podem afetar a produtividade no trabalho.
Há dois níveis de problemas: o corporativo, que diz respeito à cultura organizacional, e o pessoal, referente ao próprio indivíduo.
No universo empresarial existem três vilões que afetam o rendimento produtivo do profissional. O primeiro é a falta de prioridades. "As pessoas não priorizam o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser feito depois. É preciso privilegiar as tarefas urgentes". O segundo diz respeito ao senso de urgência, pois, "erroneamente, muitas empresas colocam seus profissionais em um ritmo acelerado desnecessário, confundindo pressa com velocidade". O terceiro é o excesso de reuniões. Esse tipo de ação, rotineira no mundo empresarial, desperdiça tempo da equipe, obrigando o funcionário a realizar jornadas mais longas de trabalho para compensá-lo. Esses fatores devem ser equacionados para que o profissional possa ser mais produtivo e tenha um melhor aproveitamento de tempo no ambiente corporativo.
Existem também alguns comportamentos individuais que podem prejudicar a produtividade do profissional: a falta de método é um deles. É impossível trabalhar em nossa era sem um método de gestão de tempo para as atividades. Precisamos adotar uma metodologia eficiente ou vamos nos perder em tantas demandas.
Existe também o profissional multitarefa. Essa versatilidade só é possível para algumas pessoas, pois, muitos não se focam em uma atividade e acabam gastando 20% a 30% a mais de tempo na execução dos trabalhos.
Outro item que atrapalha o trabalho é permanecer conectado aos meios eletrônicos o tempo todo. Manter o e-mail sempre aberto pode desviar o foco da produção ou da execução das atividades. "É preciso estabelecer um horário para checar as mensagens eletrônicas a fim de poder se concentrar nas tarefas que merecem ser priorizadas".
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