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Fernanda Kato de Lana: Contabilista, Bacharel em Ciências Contábeis, 26 anos de experiência profissional, com escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo, nascida em Diadema; trabalho ativo em ações sociais do ABC: entidades, associações e grupos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Problemas particulares merecem cuidados especiais no ambiente de trabalho

Enfrentar situações difíceis como falecimento de um ente querido, separação, dificuldades financeiras, problemas de saúde são complicadores para qualquer pessoa. Esses momentos de turbulência mexem com o emocional e podem afetar, gradativamente, o rendimento no trabalho. Dependendo do caso, o profissional pode desenvolver depressão, stress, dificuldade de concentração, choros compulsivos e oscilação de humor. Na maioria das vezes, o profissional sujeito a essas situações tende a se fecha no seu mundo particular.


Existem sinais que denunciam que o profissional não está bem. A falta de foco e de concentração são alguns dos indícios que refletem o estado emocional da pessoa, tendo como consequência o mal desempenho e baixa  produtividade.


O funcionário não deve se isolar. Comunicar aos superiores a situação delicada em que está envolvido é essencial. É uma alternativa viável para amenizar a situação e não colocar em perigo o seu emprego". Porém, "em todo caso é preciso avaliar se é uma atitude confortável compartilhar aspectos particulares da sua vida com o outro e não tratar assuntos pessoais na frente dos colegas e, buscar um local reservado.


Se o profissional optar por falar ao seu  chefe, ele deve ser franco e transparente. Esse tipo de atitude demonstra maturidade e coragem, pois o profissional tem consciência de que os problemas enfrentados podem prejudicar o seu trabalho e até mesmo a relação com colegas e superiores.


Devido à gravidade do problema, em alguns casos, recomenda-se buscar ajuda médica. A exemplo da perda de um ente querido indica-se que o funcionário busque o auxilio de um psicólogo para aprender a lidar com a situação e caso necessite se ausentar, é preciso comunicar ao departamento de recursos humanos e ao chefe.


Proponha soluções para não interromper suas atividades na hora de falar com o gestor, pedindo para sair mais cedo ou se ausentar da empresa por alguns dias.


Fonte CRCSP - Consultor Silvio Celestino

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