Contadora

Minha foto
Fernanda Kato de Lana: Contabilista, Bacharel em Ciências Contábeis, 26 anos de experiência profissional, com escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo, nascida em Diadema; trabalho ativo em ações sociais do ABC: entidades, associações e grupos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ginástica laboral promove bem-estar e dinamismo aos profissionais


Má postura corporal, estresse, fadiga e doenças ocupacionais estão cada vez mais presentes na vida dos trabalhadores e têm causado transtornos e prejuízos em sua rotina laboral. Muitos profissionais, inclusive por falta de tempo, se descuidam da saúde e desencadeiam numa série de problemas, que acabam interferindo em seu bem-estar.


De acordo com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), um número crescente de profissionais tem se afastado do trabalho por problemas de saúde, o que poderia ser evitado com exercícios físicos. Com base nessa realidade, a prática de ginástica laboral vem sendo adotada por empresas públicas e privadas, como alternativa para incentivar a qualidade de vida dos profissionais e, ao mesmo tempo, combater a incidência de problemas de saúde.


"A falta de atividades esportivas aliada aos maus hábitos adquiridos no ambiente de trabalho podem levar o profissional a desenvolver muitos problemas de saúde", reforça o médico e especialista em Medicina no Trabalho, Sergio Carvalho e Silva. A ginástica laboral contribui para a redução do estresse, da depressão, do cansaço, da ansiedade, além de prevenir a fadiga muscular, lesões e doenças ocupacionais que são provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. Além disto, a prática de exercício ajuda a evitar acidentes, decorrentes do esgotamento mental e da falta de atenção.


Segundo o médico, os resultados serão notados gradativamente à medida que o profissional vai se exercitando. "Após a prática de exercícios, o profissional deverá notar uma maior disposição para realizar tarefas rotineiras, com consequente aumento de produtividade". Fazem parte da ginástica laboral exercícios de alongamento para prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação orientadas por um educador físico ou um fisioterapeuta.


O médico observa que, neste sentido, a cultura das empresas está mudando, o que tem beneficiado uma considerável quantidade de pessoas. "As modernas corporações estão voltadas para o bem-estar dos funcionários, conscientes de que isso irá se refletir positivamente na produção". O especialista reforça ainda que "a prática da ginástica laboral não requer muito tempo da equipe, visto que é de curta duração, mas, que seus efeitos irão se refletir de forma positiva na saúde física e mental dos profissionais, com bons resultados para as empresas".


No parecer de Silva, a partir do momento em que o profissional se dispuser a participar das atividades, vai se sentir mais animado, estará mais disposto e concentrado; corrigirá alguns vícios posturais; interagirá com os colegas, diminuirá a tensão muscular e terá melhorias na flexibilidade e mobilidade articular. "A empresa será beneficiada com trabalhadores mais dispostos e gozando de hábitos saudáveis, com a diminuição de acidentes e aumento da produtividade", conclui.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. Trabalho com GL e ainda encontro muita resistência das empresas, mas o cenário está mudando gradativamente. Camillo.

    ResponderExcluir