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Fernanda Kato de Lana: Contabilista, Bacharel em Ciências Contábeis, 26 anos de experiência profissional, com escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo, nascida em Diadema; trabalho ativo em ações sociais do ABC: entidades, associações e grupos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Críticas á chefia - Como combatê-las


O chefe é sempre a figura mais temida dentro de uma organização e alvo de muitas críticas, principalmente dos subordinados. Quando um profissional é chamado à atenção por algum motivo ou atitude, na maioria dos casos, sua reação é sair falando mal do seu superior.

Críticas à chefia: como combatê-las


Quando as críticas à chefia são recorrentes, é porque algo de errado está acontecendo na comunicação entre superior e subordinado. Existem empregados que recebem uma crítica e num ato impulsivo passam a comentar uns com os outros sua opinião particular com relação ao chefe, buscando o apoio dos colegas. Muitos profissionais, como forma de retaliação às críticas, passam a falar coisas pessoais e até mesmo a tecer comentários maldosos com a finalidade de contagiar e prejudicar o relacionamento que os colegas mantêm com a chefia.


Quando um profissional fala mal de sua chefia, está colocando em risco o seu futuro e as chances de crescimento profissional podendo até comprometer o próximo emprego. Um profissional que dissemina informações tentando denegrir a imagem do seu superior, tem suas chances de ser promovido reduzidas ao  mínimo. Nesses casos cabe ao chefe ter a sensibilidade de perceber que o clima da sua equipe não está bom e buscar um feedback.  


Falar mal do chefe com críticas destrutivas demonstra imaturidade do profissional e sua imagem e reputação perante seus colegas também ficam manchadas. "O profissional deve respeitar a hierarquia e não ficar disseminando comentários de teor negativo a respeito da chefia com outros colegas". Esse tipo de atitude interfere negativamente no clima organizacional da empresa, refletindo diretamente no rendimento profissional.  


Diante desse tipo de situação, para que não ocorra inconvenientes de ambas as partes, o chefe deve procurar o profissional a fim de esclarecer o ocorrido, antes de tirar qualquer conclusão ou adotar uma atitude precipitada. "Se o profissional tiver algo para falar com a chefia, ele deve ir diretamente até ela e expor o seu problema e ponto de vista antes de sair criticando". Vale destacar que muitos profissionais comentam coisas da chefia, não no intuito de criticar, mas com a intenção de desabafar. Porém, quem está ouvindo pode interpretar de outra forma.


Diante dos relacionamentos profissionais, o profissional precisa ter maturidade e não misturar o lado pessoal com o profissional. A empresa deve estabelecer canais de comunicação para que o profissional, juntamente com os colegas e chefias, possa resolver eventuais  problemas e esclarecer mal entendidos.

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